Australian Kelpie, saiba tudo sobre a raça de cães Kelpie Australiano

A raça de cães Australian Kelpie ou Kelpie Australiano foi criada para trabalhar com gado.

Um criador de gado do New South Wales importou um par de collies ingleses para a Austrália, em 1870. Os descendentes deste par foram cruzados com uma cadela castanha e preta, de raça local, denominada Kelpie.

A sua descendência foi a base de novas raças, exibida pela primeira vez em 1908. A variedade de tarefas que este pequeno cão é capaz de executar, tornou-se lendária na sua terra natal. O corpo estreito mas bem constituido, musculoso e esbelto, é suportado por membros fortes.

O Australian Kelpie tem um forte pêlo exterior, resistente à intempérie, e um subpêlo curto e denso. Esta raça Australian Kelpie admite várias cores. Esta raça também é conhecida como Kelpie ou Barb. Os animais desta raça, por norma possuem um temperamento hábil e responsável.

Diz-se que os Australian Kelpie hipnotizam o gado, porque o orientam apenas com o olhar fixo.

Saiba mais sobre o Kelpie Austaliano !

O Kelpie Austaliano é uma raça de cães pastor com origem no século XIX. Descende de três Border Collie que são provenientes da Escócia e levados para a Austrália e, provavelmente, do Old English Sheepdog e Dingo.

Na fase inicial do cruzamento, foi obtida uma cria que chamaram de Gleeson’s Kelpie, que se dizia ter algum sangue de raposa. Depois, um cão chamado Ceaser, também ele resultado de um cruzamento de cães escoceses, acasalou com Gleeson’s Kelpie. Assim nasceu King’s Kelpie que inaugurou uma longa linhagem de cães que se viriam a tornar indispensáveis na produção de algodão, sector fundamental para economia australiana na altura.

As crias desta raça com coloração negra, que partilhavam desta herança genética, foram outrora chamadas de Barb e, durante algum tempo, foram consideradas uma raça distinta dos Australian Kelpie.

Na atualidade, os especialistas fazem uma distinção entre os Kelpie cães de trabalho, e os Kelpie de exposição. Estes últimos começaram a ser criados a partir dos anos 20, sob parâmetros estéticos por alguns considerados suficientemente divergentes para estabelecer uma separação em duas classes dentro da mesma espécie.

Os Kelpie de exposição são a classe que foi criada com o objectivo de serem cães de estimação e assim sendo, ao contrário  da classe original da raça, não possuem a mesma habilidade natural para arrebanhar ovelhas. Por Por norma, a coloração destes animais é homogénea e são animais mais visíveis nas grandes cidades (como Sidney ou Melbourne), do que propriamente em áreas rurais.

Dicas e recomendações sobre a raça Australian Kelpie:

Os Kelpie são cães saudáveis, com uma esperança média de vida próxima dos 14 anos. Não há registos de ser uma raça vulnerável às doenças mais comuns, mas a atrofia progressiva da retina, é uma excepção.

O exercício físico é fundamental para que os cães desta raça se sintam bem, por isso convém que viva no exterior, de forma a poder correr o dia todo, sem estar limitado a um espaço. Não deve ser escolhida esta raça por pessoas que moram em apartamentos ou casas sem jardim/quintal. Os cães Australian Kelpie adoram ser desafiados para jogos e realizar pequenas tarefas.

Relativamente à manutenção do seu pêlo, é aconselhável uma escovagem diária vigorosa para eliminar os pêlos mortos.

Informação Adicional sobre a raça Australian Kelpie:

  • Peso: 10-20 kg
  • Origem: Australia
  • Utilidade: Cão de Guarda
  • Altura: 43-51 cm
  • Cor: Vermelho Bronze, Dourado,e Castanho escuro

You might also like More from author