Cattle Dog Australiano, saiba tudo sobre esta raça de cães

Cattle Dog Australiano é uma raça que provém do cruzamento de numerosas raças.

A raça mais significativa de todas é o dingo, o cão selvagem dos colonos autralianos, demasiado indisciplinado para desempenhar de forma capaz o papel de condutor de gado.

Os cães de raça Cattle Dog Australiano são geralmente entroncados e fortes, esta raça apareceu originalmente na Austrália, onde conduzia manadas de gado, por trilhas difíceis, até aos mercados.

As principais características dos cães Cattle Dog Australiano são o inesgotável vigor, a versatilidade e a perseverança.

Trata-se de um cão que por genética é extremamente silencioso enquanto trabalha, conduz o gado com facilidade, precisão e muita segurança. No Brasil esta raça é conhecida como Boiadeiro Australiano pela sua origem no trabalho com o gado.

A raça Australian Cattle Dog também é conhecida como Australian Queensland Heeler ou Blue Heeler. Trata-se de uma raça de cães que se destacam por possuir um temperamento corajoso perseverante.

Esta raça bate o record da longevidade canina – 29 anos.

A história e a origem da raça Cattle Dog Australiano ou Australian Cattle Dog:

Nas primeiras décadas de 1800, grandes áreas de terreno na Austrália ficaram disponíveis para criação de gado bovino. O gado criado nessas terras tinha se tornado tão selvagem e rebelde que as raças européias tradicionais que tinham sido úteis na domesticação de gado, não servia para esse trabalho.

Era por isso necessária a utilização de um cão que pudesse suportar percorrer longas distâncias por um terreno difícil sob o calor e controlasse o gado sem ser ruidoso (para não assustar o gado selvagem).

Em 1840, um homem chamado Hall cruzou alguns Blue Smooth Highland Collies com os Dingos produzindo uma linhagem de cães conhecida como Heelers. Um macho especialmente importante foi um cachorro chamado Bentleydog, dito responsável pela mancha branca encontrada na cabeça dos Australian Cattle Dogs de hoje.

Cattle Dog Australian

Posteriormente também outros criadores cruzaram os seus cães Heelers com outras raças, incluindo o Bull Terrier, o Dálmata e mais tarde o Kelpie preto-castanho, uma famosa raça de cães de pastoreio de ovelhas. O resultado foi um cão com os instintos de pastoreio do Collie e do Kelpie; a resistência e o estilo tranquilo do Dingo; aliado também ao bom senso e o instinto protetor do Dálmata, todo com um estilo de pelo padronizado.

Na medida em que os cães se tornaram vitais para a indústria do gado de Queensland, eles ganharam o nome de Queensland Blue Heeler. Mais tarde ficaram conhecidos como Australian Heeler, e finalmente Australian Cattle Dog. Em 1897 foi criado um padrão para a raça com ênfase nos seus traços Dingo.

O Cattle Dog Australiano demorou para chegar à América, talvez pela semelhança com as raças pastoras já estabelecidas no continente Americano. Quando teve chance, ele mostrou seu valor e foi muito bem aceito como pastor e como animal de estimação. O AKC reconheceu a raça em 1980, e desde então se tornou um cão de exposição muito capaz, sem perder suas funções principais.

Cuidados de saúde do Australian Cattle Dog:

Principais Preocupações com esta raça: displasia de quadril, OCD, surdez, Atrofia Progressiva da Retina
Preocupações Menores: nenhuma
Vistos Ocasionalmente: catarata, luxação do cristalino, PPM, vWD
Exames sugeridos: quadril, audição, olhos

Cuidados especiais com a raça Cattle Dog Australiano:

A raça Cattle Dog Australiano foi criada para serem cães muito ativos e quase incansáveis. Esta raça precisa de muita atividade física e também mental, na realidade bastante mais do que um simples passeio de coleira pela rua meia hora por dia.

Esta raça precisa de muita atividade, uma boa corrida ou um longo treino, juntamente com aulas de obediência e outro desafios intelectuais, são essencias todos os dias. O Cattle Dog Australiano fica mais feliz quando tem algum trabalho pra fazer. O Cattle Dog Australiano precisa ser escovado ou penteado pelo menos uma vez por semana para remover pelos mortos.

Informação Adicional sobre a raça Cattle Dog Australiano:

  • Peso: 16-20 kg
  • Origem: Australia
  • Utilidade: Cão de Guarda
  • Altura: 43-51 cm
  • Cor: Preto e Castanho Claro, Vermelho Bronze

You might also like More from author