Relação da Biodiversidade com a importância das áreas protegidas ou selvagens

Áreas protegidas são consideradas essenciais para a conservação da biodiversidade. Entretanto ainda existem dúvidas sobre sua efetividade. Muitos países, incluindo o Brasil, ainda não conseguiram fazer com que as áreas protegidas cumpram seu papel em conservar a biodiversidade efetivamente.

Com essa questão em mente, grupo de pesquisadores liderados por Claudia Gray, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, comparam dados de abundância e riqueza de 13.669 espécies de vertebrados, invertebrados e plantas dentro e fora de 359 áreas protegidas em 48 países. Os autores constataram que áreas protegidas contem 10.6% mais abundância (número de indivíduos) e 14.5% mais riqueza (número de espécies) de que áreas não protegidas. A maior diferença ocorreu entre os tipos de uso da terra: áreas protegidas são mais efetivas onde o uso humano da terra é minimizado, especialmente onde a vegetação primária ou secundária está conservada.  Foi constatado também que a proteção atual não beneficia consistentemente espécies com distribuição restrita e não aumenta a variedade de nichos ecológicos.

Esses resultados reforçam a importância das áreas protegidas, e a necessidade de se manter áreas sem interferência humana.

importancia das áreas protegidas

A proteção de todas as espécies de vida, além de seu conteúdo ético, é compromisso formal dos países que assinaram a Convenção da Biodiversidade. Essa Convenção foi um dos mais importantes resultados da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio – 92. Ademais dos seus aspectos socioeconômicos todas nossas ações dependem da natureza e para isso precisamos de todos os animais e vegetais, para o desenvolvimento de medicamentos e alimentos. Inúmeras outras vantagens decorrem de melhor conhecê-los e utilizá-los.

Entre as unidades de proteção integral estão os Parques Nacionais e os Monumentos Naturais, que têm também a função de proteger as paisagens naturais notáveis. São, assim, as áreas protegidas mais queridas e mais conhecidas por garantir a preservação dos sítios mais belos do país. As áreas protegidas têm também o atributo de preservar a identidade natural do país.

Para garantir de fato a proteção integral de nossa biodiversidade será preciso criar muitas novas áreas protegidas. E aquelas já criadas precisarão de mais implementos, maior quantidade de pessoal. Aquelas destinadas à visitação pública deverão ser melhor aparelhadas e abertas para o usufruto da população.

Infelizmente a destruição da natureza ainda prevalece no país, apesar de importantes esforços pela sua proteção.

Muito precisa ser feito e de imediato, para se garantir um equilíbrio sustentável e permanente entre as necessidades do desenvolvimento junto àquelas de proteção da natureza. As áreas naturais protegidas são o último baluarte de preservação da natureza em seu estado primitivo. Natureza da qual viemos e sem a qual não poderemos sobreviver.

You might also like More from author